Olá, leitores. Como passaram o final de semana?
Amanhã é dia 1º de Dezembro e além de ser aquele dia que todos começam a pensar realmente nas festas de final de ano também é o dia mundial de luta contra HIV/AIDS. Alguns portais vão lançar matérias sobre o assunto, provavelmente algumas palestras vão rolar, e muito será ouvido sobre isso (eu espero). Então resolvi fazer esse post com dicas de cinco filmes sobre esse tema que você deveria assistir.
A Cura
Sinopse: Erik é um garoto solitário que atravessa todas as barreiras que o preconceito ergueu e se torna amigo do seu vizinho, Dexter, um garoto de 11 anos que tem AIDS. Erik se torna muito ligado a Linda, a mãe de Dexter, e na verdade fica mais próximo dela que da sua própria mãe, Gail, que é negligente com ele e quase nunca lhe dá atenção. Quando os dois garotos lêem que um médico de Nova Orleans descobriu a cura da AIDS, os meninos tentam chegar a este médico para conseguir a cura.
Esse é um filme que eu vi ainda criança e entendia pouco ou nada sobre o assunto. Sempre o vi como um filme que trata sobre amizade acima de todas as coisas. É lindo. Quem não viu eu recomendo que veja logo e prepare-se pois lágrimas irão rolar.
The Normal Heart
Sinopse: Drama original HBO que narra a história do início da crise da AIDS em Nova York nos anos 80, com foco no esforço de vários ativistas gays e seus aliados na luta para expor a verdade sobre a epidemia para uma nação que está negando os fatos.
Se tem a marca HBO no meio nós só podemos esperar coisa boa. Não me decepcionei nenhum pouco com esse filme. Sofri demais com os personagens durante o filme inteiro. Primeiro o processo de descoberta e ai então pouco a pouco alguns vão morrendo. Uma parte que me marcou muito de um determinado personagem que quando algum de seus amigos morrem ele pega o cartão de visita e guarda em uma gaveta e ao final do filme ele tem um bolo enorme de cartões de visita. Sério... corta o coração.
24º Dia
Sinopse: Dan conhece Tom em um bar, os dois bebem e Tom resolve levar Dan para o seu apartamento. Só que o inesperado acontece. Dan sente que já esteve lá antes, Tom então relembra um episódio de cinco anos e acredita que o convidado seja o culpado da morte de sua mulher, que morreu de AIDS. Impedindo que Dan saia de lá, Tom resolve fazer um exame de sangue nele e no 24º dia, quando o exame sair, será decidido se Dan vive ou morre.
Esse filme foge um pouco do drama e parte para o suspense/thriller, mas nem por isso deixa de ser bacana. Faz muito tempo que assisti mas ainda lembro da sensação estranha de ter uma pessoa querendo culpar outra pelo seu problema.
Vocês já assistiram algum desses filmes? A lista poderia contar outros filmes com o tema, mas eu coloquei os que eu me lembro de ter assistido, mas em alguns sites é fácil achar outros (alguns bem antigos). Vale a pena dar uma chance.
Beijos <3
Adorei seu post e sua iniciativa. O primeiro filme eu já assisti e achei muito tocante, vou ver os outros. Beijos.
ResponderExcluirVisite: www.carpediemmica.blogspot.com.br
Oi Sil!
ResponderExcluirDesses, acho que já assisti A Cura, mas posso estar confundindo com outro filme rsrs.
Assim de supetão só me lembro de Clube de Compras Dallas, que é um filme excelente!
Beijos
Awn, A Cura deve ser muuuito emocionante! Quero ver! rs
ResponderExcluirE 24° dia, a sinopse me surpreendeu, deve ser um filme interessante!
Boas dicas!
Bjs
http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com
Não conheço nenhum desses filmes, mas vou procurar saber beem mais *_*
ResponderExcluirObrigada pelas indicações e pelo post lindo,ehehehhee.
beeijão :)
http://carolhermanas.blogspot.com.br/
Inevitável ver esse tema e não lembrar de Clube de Compras Dallas. Bem forte e atuações excelentes. Não vi nenhum desses que você citou mas curti a postagem, ainda que o tema seja delicadíssimo.
ResponderExcluirCantina do Livro
Oi Silviane!
ResponderExcluirGostei muito da iniciativa e da postagem também. Até o momento eu assisti três filmes com este tema. Filadélfia, Clube de Compras Dallas e o que você citou The Normal Heart. Eu também assisti um documentário na MTV, não recordo o nome dele e já tem alguns anos, mas ele foi muito bom, alertando os jovens.
Bjos
http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/
Oi Silviane!
ResponderExcluirNão conheço muitos filmes com esse tema. Ótimas indicações, fiquei interessada no da HBO.
Beijos,
Epílogos e Finais
Eu nunca vi nenhum dos que você citou, mas tem dois filmes sobre hiv muito bons que eu assisti: Filadélfia e Clube de Compras Dallas. Fiquei muito curiosa pra ver esses do post.
ResponderExcluirBeijos
Infinita Feminice
Curti muito sua iniciativa! Quem sabe se mais pessoas falarem sobre isso, menos casos dessa doença ocorrem? Não sei se vc conhece, mas existe um app chamado Snapchat, e, ontem, tinha um filtro com o símbolo da HIV. Achei bem legal!
ResponderExcluirNão assisti nenhum dos filmes indicados, mas quero assistir The Normal Heart :)
http://somaisumapaginamae.blogspot.com.br/
Oi, Sil!
ResponderExcluirA cura parece ser um filme fofo demais
Ainda estou criando coragem para ver The Normal Heart. Na época da produção, lembro sobre um comentário do Ryan sobre o Matt Bomer e ainda não estou preparada pra ver meu marido naquele estado.
Beijos
Balaio de Babados | Participe da promoção Natal do Babado
Amei o post! ❤️ Esse A cura parece ser uma história muito linda, nem aguento assistir que me derreto chorando!
ResponderExcluirSegue lá -> Blog Menina da Livraria
Nossa amei o post, a sua iniciativa foi maravilhosa, parabéns!
ResponderExcluirFilmes com histórias realmente muito tocantes.
Já estou seguindo e adorando o seu cantinho <3
Criei um blog, recentemente, para falar sobre cinema e artes no geral, se puder dar uma olhadinha significaria muito para mim: http://cineleva.blogspot.com.br/ :)
Oi Sil, tudo bem?
ResponderExcluirEu não conhecia nenhum desses filmes, mas fiquei interessada em assistir "The Normal Hearts"
Beijos,
http://sweetlikecaramel.blogspot.com.br
Oi
ResponderExcluirDesses ai eu só assisti o primeiro e nem conhecia os outros dois. Acho filmes nessa temática interessantes e emocionantes.
Vou procurar saber um pouco mais do segundo.
momentocrivelli.blogspot.com.br
Olá
ResponderExcluirTudo bem?
Assistir apenas o primeiro filme, e gostei bastante, faz muito tempo mas lembro ainda! Admiro sua iniciativa pois se trata de algo de extrema importância! O segundo filme me chamou atenção mais do qualquer outro! Principalmente pela capa mesmo, me lembra a capa de alguns livros, adorei post!!
Beijinhos
http://resenhaatual.blogspot.com.br/?m=1
Oi Sil!
ResponderExcluirGostei do post, esse é um tema bem delicado e é sempre ótimo ver o cinema abrindo espaço e gerando mais discussão. Não vi nenhum desses mas sei que todo mundo recomenda The Normal Heart, quero ver em breve.
Abraço,
Leitura Fora De Série
Adorei o post, Sil!!
ResponderExcluirEu tenho A Cura no meu notebook e nunca tive coragem de assistir, acredita?
Acho que é medo de sofrer mesmo rs
Vou tomar coragem!!
Beijinhos :*
Sankas Books
Eu amooo The Normal Heart.
ResponderExcluirEsse é um tema que jamais devemos parar de discutir, acho um absurdo a quantidade de jovens infectados, perdi um primo que por vergonha e preconceito dos pais escondeu a doença e nunca procurou tratamento acredita e agora estou vendo um amigo perdendo a batalha é de doer o coração, é revoltante ver que muitos jovens ainda preferem correr o risco do que se proteger.
Já assisti A cura e é lindo esse filme, 24º dia eu não conhecia, mas vou procurar para assistir.
Beijão
Lilica - O maravilhoso mundo da leitura
Não conhecia nenhum dos três, mas parabéns pelo post! *_*
ResponderExcluirBeijos,
http://postandotrechos.blogspot.com.br/
Amei o post e confesso que não conhecia esses filmes, alem deles ter um tema super forte e atual, me parecem ser bons e emocionantes !
ResponderExcluirbeijão.
seteprimavera.blogspot.com.br