No livro acompanhamos dois personagens: David e Leo. David é um garoto de 13 anos que sonha em ser uma garota. Simplesmente isso. Ele tem muito medo de contar isso aos seus pais e quem sabe seu segredo são seus melhores amigos — Essie e Felix (que são um casal). Eu simplesmente amei David. Apesar de seu sofrimento por ter que ser algo que ele não é de verdade ele ainda consegue fazer com que o leitor o ame por ele ser quem ele é. Eu sofri ao pensar que muitos adolescentes, e até mesmo adultos, vivem da mesma forma que ele vive e lhes faltam a coragem para ser quem é de verdade, seja por medo da reação da família ou da sociedade. Leo é o garoto novo na escola de "gente rica". Ele tem um segredo sobre seu passado que talvez alguns leitores consigam adivinhar antes da revelação e outros, como eu, fiquem apenas especulando o que pode ser. Ele é um pouco mais enigmático e até certo ponto para mim foi difícil realmente gostar dele; mas ao longo do livro ele conquista a simpatia do leitor.
Eu sou uma pessoa bastante curiosa quando o assunto se trata sobre lgbt, mesmo eu não sendo uma pessoa lgbt. Conheço poucas pessoas que são e nunca tive a oportunidade, eu acho, de conhecer um homem ou mulher trans e que essa pessoa fosse meu amigo e/ou amiga o suficiente para dividir comigo sua história e tudo mais; então eu me senti bastante próxima ao personagem e com as coisas que ele compartilhava com o leitor e realmente me senti amiga de David. Eu acho que se ele fosse alguém real próximo a mim eu acabaria não apenas sofrendo junto com ele, mas também eu apoiaria muito se houvesse período de transição e principalmente no apoio para contar a familia. Sério, gente, David é muito ♥.
O livro não trata do assunto de uma forma triste, muito pelo contrário. Claro que tem uns momentos mais sérios e tristes, mas o tempo todo ele é bem divertido e acredito que para quem tem pouca familiaridade com assunto até estranhe o quanto as pessoas trans são tão comuns pois parece que algumas pessoas simplesmente ignoram que um trans é acima de qualquer coisa um ser humano. Enfim, A Arte de Ser Normal é uma leitura muito gostosa então qualquer fã de young adult com certeza vai gostar do livro.
Viro-me de lado para ficar de frente para a parede. O que há de errado com você?, me pergunto com raiva. E então me dou conta. Eu me sinto solitário. Tão solitário que chega a doer. A percepção disso me faz sentir ainda pior. Como se eu estivesse enganando a mim mesmo ao fingir um rosto corajoso esse tempo todo.
Olá, tudo bem? Não tinha visto esse livro por aí ainda, mas gostei de conhecer ele. Parece ser uma obra bem divertida mesmo, já quero ler!
ResponderExcluir*Seguindo seu blog
Beijos,
Duas Livreiras
Não conhecia esse livro, mas a capa é muito interessante :)
ResponderExcluirBeijos,
Juliana.
Fabulônica
Fanpage
Instagram
Oi Sil, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas achei bem interessante. A temática por si só já me atrai e gosto bastante de leituras leves e gostosas de acompanhar!
Bjs, Mi
O que tem na nossa estante
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirAdorei a resenha e fiquei com muita vontade de ler esse livro! Adoro assuntos ligados a LGBT, é muito importante ver a história pelo outro lado!! E saber que o livro consegue retratar isso dessa forma, é sensacional!
Beijos
www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=oNLRydumMWs&t=1s