Recebi esse livro recentemente da Companhia das Letras e por ter uma promessa meio distópica eu fiquei bastante interessada, pois gosto muito dessa temática. De inicio o livro me prendeu muito, pois gostei da história da protagonista, mas conforme as páginas foram virando eu comecei a me desconectar da história e perder o fio da meada com o que o autor estava tentando dizer.
De modo geral eu não entendo o motivo dos autores quererem nos contar algo nas entrelinhas de forma tão complicada nos livros nacionais. Claro, isso é minha opinião e percepção, então pode ser que outros leitores entendam perfeitamente o que estava sendo dito. De qualquer maneira o inicio do livro me prendeu muito, com uma mulher sendo abandonada pelo marido após 20 anos de casamento e engravidar após um sexo casual, além de no meio disso tudo vir uma pandemia que a impossibilitou de encontrar esse homem. Ela acaba reencontrando ele quando a pandemia acaba, mas há alguma trama politica e negacionista no meio disso tudo que ele acaba sumindo novamente e ela quer saber se ele está morto ou não, por isso ela parte com a criança em uma viagem para encontrar um homem que vê o futuro.
É possível que tivesse conspirado contra si mesmo desde sempre e que a doença fosse seu coração.
À partir dessa busca para a personagem é que a história parece se perder. Com novos devaneios e personagens que ela acaba encontrando no caminho novos personagens com seus próprios arcos. Esses arcos acabam sendo desenvolvidos muito superficialmente e faltou um fechamento a eles, até quando o tal vidente aparece as coisas pareciam que ia ficar interessantes novamente mas esfriaram muito rápido sem a resposta que o leitor precisava.
Apesar das poucas páginas esse é um livro que quer deixar o leitor pensando, entretanto são poucos leitores que realmente irão ficar imersos o suficiente para pegar as tudo o que o autor quer expressar. Esse é o 13º livro dele e muitos títulos são publicados pela CIA, então acredito que, de fato, seja meu modo de leitora que influenciou minha opinião sobre o livro.
📚
Título: O último gozo do mundo • Autor: Bernardo Carvalho • Editora: Companhia das Letras
O blog utiliza de Google Ads. Caso você queira ajudar o blog a crescer basta clicar em alguma propaganda.
Oi Sil,
ResponderExcluirO título me chamou muito atenção, mas que pena que a leitura não foi boa. Eu também não curto livro com muitas firulas e que faz questão de deixar TUDO no subjetivo.
Boas próximas leituras,
Apesar do Caos (blog) | Skoob | Twitter
Karen Gabrieli