O conto é muito diferente de sua adaptação e nesse quesito eu não consigo escolher um melhor que o outro. De certa forma os acontecimentos do livro, que tem cerca de 96 páginas, acontecem muito rapidamente e sobra pouco tempo para digerir a vida do personagem. Ainda que breve é uma história que nos conta muito sobre a relação do homem e o tempo, assim como sua relação com o envelhecimento.
Como é de conhecimento Benjamin Button nasceu com a aparência de um homem de 70 anos, mais do que isso já andava (mesmo com grande dificuldade, tal qual homens desta idade), falava e tinha uma grande personalidade. Seu pai de inicio sentiu certo asco por esse filho que era tão esperado, mas cuidou dele por muitos anos vestindo-o e tentando disfarçar sua idade com tinta de cabelo. Além de incentivar o jovem a brincar com outras crianças e fazer artes pela casa, coisa que Benjamin fazia não por achar divertido, mas pela necessidade de ver sua família feliz diante da situação tão estranha a todos.
Ainda na infância se dava muito melhor com o avô e podiam se passar por irmãos ou amigos. Conforme ia ficando mais jovem seu relacionamento com o pai melhorou e pôde conhecer uma mulher com quem chegou a se casar. É nesse ponto que a sua peculiaridade fica mais evidente dentro da história, já que ao ficar mais jovem a cada ano ele sentia que aquele relacionamento não era o ideal. Enquanto ele gostaria de sair, dançar, sua esposa se sentia mais cansada e tinha necessidade de ficar em casa.
"Estamos destinados a perdermos as pessoas que amamos. De que outra forma saberíamos o quanto elas foram importantes?"
Gosto da ideia de pensar em nosso relógio indo ao contrário. O quanto poderíamos aproveitar mais da vida se já nascêssemos sabendo andar, falar, expressar opinião? Ainda que este não seja o foco central da história foi interessante ver como foi para o personagem viver a vida dessa forma. Ele pode passar seus últimos anos em paz, ainda que abandonado pela sua família, mas cuidado por uma pessoa que cuidava dele como um filho. Seus últimos momentos foram de paz e ignorância, assim como é para os bebês recém nascidos.
Uma história curtinha, para ler em uma hora, e tão maravilhosa. Se você precisa de algo para sair da ressaca literária rápido é uma super dica. Leitura rápida e fácil, ainda que seja um clássico mundial.
📚
Título: O curioso caso de Benjamin Button (The curious case of Benjamin Button)
Autor: F. Scott Fitzgerald • Editora: L&PM • Tradução: Rodrigo Breunig, Cássia Zanon
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita! ♥ Se gostou do post deixe seu comentário com suas impressões sobre o texto.
Caso você tenha um blog não esqueça de deixar seu link que eu irei retribuir sua visita.
IMPORTANTE
Os comentários publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião da blogueira.
Contato: silvianecasemiro@gmail.com