Resenha: A Biblioteca da Meia-Noite

14/03/2022

O primeiro lido de Março não poderia ter sido melhor. Depois de tanto ver pessoas comentando sobre surtos com essa história no Twitter eu decidi ler A Biblioteca da Meia-Noite do autor Matt Haig e eu me apaixonei muito, muito por essa história.

Nora é uma mulher de mais ou menos 30 anos, é muito inteligente, vive sozinha com seu gato Voltaire e trabalha em uma loja de instrumentos musicais. Em uma noite um conhecido distante bate em sua porta para lhe dar a noticia de que encontrou seu gatinho morto na rua e a partir desde acontecimento Nora acaba percebendo que sua vida não tem mais sentido em ser vivida. Que na verdade ela não está vivendo, só está esperando o tempo passar sozinha e cheia de arrependimentos de não ter feito as coisas que (provavelmente) estava destinada a fazer. Então na noite seguinte Nora decide tirar sua própria vida.

O livro não esconde em nenhum momento, logo nas primeiras páginas, sobre o suicídio de Nora. Não cheguei ler a sinopse, mas acredito que esse fato deve ser citado já que é a partir dele que a personagem vai para A Biblioteca da Meia-Noite. Uma espécie de purgatório e/ou limbo entre a vida e a morte em que ela terá a oportunidade de rever todos os seus arrependimentos e visitar realidades paralelas em que ela tomou rumos completamente diferentes do qual tem em sua "vida raiz" (como ela passa a chamar a sua realidade original).

Enquanto o velho Scrooge se redimiu de seus erros revisitando o passado e conhecendo o futuro, Nora tem a chance de saber como seria sua vida se tivesse continuado no time de natação que o seu pai tanto a incentivava, ou se tivesse se casado com seu ex-noivo, ou se estivesse ficado na banda de rock de seu irmão, além de muitas outras possibilidades que ela nunca tinha se quer cogitado que seria possível. O que mais gostei nessa história é justamente essa ideia de que existem milhares versões de nós e que umas podem estar felizes com algo que nunca imaginamos fazer ou tristes com aquele que seria o nosso maior sonho. Ao saber o destino de suas possibilidades Nora precisava se dar conta de que não importa onde ela esteja, que vida estivesse vivendo, a única que importava era a sua vida raiz, pois essa é sua vida. É nessa vida que ela tomou X decisão que mudou todo o seu curso e que só cabe a ela melhorar ou não essa vida. Será que a beira da morte ainda da tempo?

Claro que não poderia deixar de falar que amei a bibliotecária, guia de Nora nessa jornada. Uma senhorinha maravilhosa e sempre com uns mistérios na manga. Suas metáforas sobre livros e a biblioteca são ótimas e serviu para, de fato, guiar Nora no seu destino.

A partir de agora o post terá⚠️ Spoiler ⚠️ do livro.

Adorei acompanhar Nora em todas as suas vidas e fiquei esperando por mais e mais, cada uma diferente da outra. Ainda que o livro tenha sido maravilhoso tem algumas coisas que achei desnecessárias, como inserir um personagem "slider" (como é chamado na história) como ela que apareceu somente duas vezes e não acrescentou nada para a trama. A ideia de ser comum quando pessoas estão a beira da morte ficar viajando entre todas as suas vida é muito boa, mas só jogar essa ideia na história e não desenvolver muito bem deixa isso apenas como uma ponta solta.

O final me deixou com uma sensação de "buraco" a ser preenchido. Faz todo sentido ela mudar o rumo de sua vida depois de ter uma segunda chance de viver em sua vida raiz, mas eu torci para que ela tivesse ido atrás de Ash e tomar aquele café recusado há tantos anos principalmente sabendo que a vida com ele seria boa, tranquila, saudável e feliz. Ela quer um novo rumo para sua vida e tudo bem, mas já tendo um pequeno spoiler porque não arriscar?

Fim do ⚠️ Spoiler ⚠️ do livro.

Essa é uma história que me encantou muito e já se tornou um dos meus queridinhos do ano. Quero saber se você já leu esse livro e o que achou. Me conta tudo nos comentários.

📚
Título: A Biblioteca da Meia-Noite (The Midnight Library) • Autor: Matt Haig
Editora: Bertrand  • Tradução: Adriana Fidalgo

3 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Que livro legal, adoraria conhecer mais sobre a história da Nora. Vou até anotar na lista.
    Beijos!
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir

  3. É um dos meus livros favoritos do ano passada. Uma leitura surpreendente sem lições de moral mas, me fez pensar em algumas coisas...

    https://expressoliterarios.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! ♥ Se gostou do post deixe seu comentário com suas impressões sobre o texto.

Caso você tenha um blog não esqueça de deixar seu link que eu irei retribuir sua visita.

IMPORTANTE
Os comentários publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião da blogueira.

Contato: silvianecasemiro@gmail.com