Maratona Oscar: 1989

29/06/2022

 

Ooi, leitoras.

Demorou, mas eu finalmente terminei de assistir os filmes do Oscar de 1989. Esse ano foi beeem difícil aguentar os filmes, pois achei as produções bem cansativas (ou eu que estou cansando mesmo desses filmes muito velhos).

  • Rain Man 🏆
  • The Accidental Tourist (O Turista Acidental)
  • Dangerous Liaisons (Ligações Perigosas)
  • Mississippi Burning (Mississípi em Chamas)
  • Working Girl (Uma Secretária de Futuro)

Rain Man

O grande vencedor da noite foi o filme Rain Man, estrelado por Tom Cruise e Dustin Hoffman (que levou o seu segundo Oscar de melhor ator com esse filme). Na trama Charlie Babbitt (Tom Cruise) sempre teve um relacionamento conturbado com o pai e quando este morre acaba deixando sua herança para seu outro filho, que Charlie descobre ser mais velho e possuir TEA (Transtorno do Espectro Autista). Ele tenta se aproximar do irmão enquanto luta judicialmente pela sua parte da herança.

Acredito que para a época esse filme talvez tenha sido bonito e até mesmo emocionante, mas analisando-o nos dias atuais (ainda que sua história seja interessante) ele é muito estereotipado ao retratar uma pessoa com TEA, principalmente quando decide mostrar alguns "ataques" que o personagem tem só porque não quer entrar em um avião ou algo do tipo. Acho que nos dias atuais esse filme teria outra abordagem e, possivelmente, o ator também seria autista para deixar as coisas mais reais.

Rain Man venceu o Oscar nas categorias de  Melhor Filme, Melhor Direção (Barry Levinson), Melhor Ator (Dustin Hoffman) e Melhor Roteiro (original).

The Accidental Tourist

Essa comédia romântica concorreu nas categorias de Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante (Geena Davis), Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Trilha Sonora, vencendo apenas a de Melhor Atriz Coadjuvante. É um filme bem descontraído que mostra o drama de uma família em luto pela perda do filho. O personagem de William Hurt (que estava muito em alta nos anos 80) é abandonado pela esposa e durante uma viagem de trabalho conhece uma adestradora de cachorro por quem acaba se apaixonando.

Geena Davis está muito bem no papel, ainda que ela sempre está bem é todos os papeis que faz. Mas acredito que pela dramaticidade e comédia do filme ela acabou conseguindo a estatueta. É um filme legal, mas para mim não tem nada de novo ou de muito inesquecível.

Dangerous Liaisons

Por muito tempo eu sempre vi o Oscar como uma premiação para filmes "velhos" (de época) e acho que Ligações Perigosas é um grande exemplo disso. A trama é cheia de intrigas, o que deixa ela interessante, mas não vi esse filme pensando em uma grande obra. Não é de se espantar que tenha vencido a estatueta de Roteiro Adaptado, pois a obra original é escrita em forma de cartas entre dois personagens e no filme é possível conhecer todos os outros mais a fundo. Também venceu as categorias de Direção de Arte e Figurino.

Mississipi Burning

De todos os filmes da lista esse foi o que mais gostei e acredito que merecia ganhar. Essa obra, baseada em fatos, mostra dois agentes do FBI investigando a morte de três ativistas sociais em uma pequena cidade no Mississípi. Tudo leva a crer que o assassinato tem relação com a KKK. É uma investigação lenta, mas que reflete o quanto uma cidade tão pequena cuida "dos seus" e acreditam que as pessoas negras não devem morar ali. Em determinado momento há umas cenas que parecem entrevistas onde perguntam as pessoas se elas acham que as pessoas negras da cidade são tratadas bem junto com cortes de violência com essas pessoas.

O filme concorreu nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator (Gene Hackman), Melhor Atriz Coadjuvante (Frances McDormand), Melhor Montagem, Melhor Fotografia (venceu) e Melhor Som.

Working Girl

A segunda comédia romântica da lista acaba sendo uma comédia de verdade. Em Working Girl temos Tess, uma mulher de 30 anos que sente que sua vida profissional não "vai para frente". Ela sempre encontra empregos meia-boca que nunca valorizam seu esforço e em certo ponto até trabalha com homens extremamente machistas e que apenas a objetificam. Até que ela passa a trabalhar com Katharine Parker, uma mulher que tem uma carreira de sucesso e que incentiva outras mulheres a crescer. Isso até Tess descobrir que, possivelmente, Katharine está roubando suas ideias e após a mesma quebrar a perna Tess acaba fingindo ser outra pessoa.

Esse filme é bem Sessão da Tarde, bem leve e divertido. Acabou concorrendo em Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz (Melanie Griffith), Melhor Atriz Coadjuvante (Joan Cusack e Sigourney Weaver) e Melhor Canção Original (venceu).

📽️

Desta vez eu fui e assisti todos os filmes. Achei as sinopses bem interessantes, mas uma pena que de modo geral não gostei tanto assim da grande maioria. Além dos filmes citados aqui também assisti Beetlejuice (Os Fantasmas Se Divertem), que concorria em Figurino, pois é um filme que sempre tive curiosidade de ver mas nunca uma motivação.

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita! ♥ Se gostou do post deixe seu comentário com suas impressões sobre o texto.

Caso você tenha um blog não esqueça de deixar seu link que eu irei retribuir sua visita.

IMPORTANTE
Os comentários publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião da blogueira.

Contato: silvianecasemiro@gmail.com