Resenha: Me leve com você

15/08/2022


Olá, leitoras. Como vocês estão?

Hoje a resenha é desse neném lançado pela Seguinte no Brasil: Me Leve com Você, escrito por David Levithan e Jennifer Niven. Eu já conhecia o David através do livro Todo Dia, e ainda que não seja um livro que eu tenha amado achei o autor muito bom em contar uma boa história. Já a autora Jennifer Niven foi a primeira vez que li algo dela e, ainda que eu não consegui perceber quem escreveu o que neste livro, eu posso dizer que gostei da autora também. Acredito que não seja fácil escrever um livro com dois grandes autores, mas parece que a sincronização deles foi muito boa nesta obra e fizeram aqui uma história incrivel, triste e emocionante.

O livro é narrado através de e-mails entre Bea, uma menina de 18 anos que acabou de fugir de casa, e seu irmão Ezra de 16 anos que ficou para trás em um lar disfuncional. Ezra quer saber o que levou sua irmã a fugir (apesar de ser obvio só pela característica do tipo de lar que eles moram) e Bea quer manter contato com a única pessoa do mundo que ela ama.

Querida Bea,
Eu não estou com raiva de você. Eu não te culpo. Mas acho que você me deve uma explicação.

Bea tem um espirito livre, mesmo que em muitos momentos ela não perceba isso em sua personalidade. Ela precisa sentir que é amada, já que por anos sua mãe a tratou como um nada e apenas a subestimou em relação aos seus gostos, seu desempenho escolar, enfim, tudo o que se possa imaginar. Essa mulher ficou tão focada em seu casamento com um novo homem que abandonou os próprios filhos dentro de casa, fechando os olhos para os abusos verbais e agressões. Com Ezra não foi diferente, mas ao contrário de sua irmã ele é mais reservado e sofre tudo calado, sem ao menos compartilhar com seu namorado o acontece em casa.

Gostei muito dos dois personagens, pois mesmo sendo irmãos e tão próximos eles são bem diferentes e tem seus próprios motivos para fazer as coisas. Bea realmente precisava fugir, ainda que tenha sido egoísta deixar seu irmão sem saber de nada, ela precisava dessa jornada de autoconhecimento para entender que como sua mãe e se padrasto tratam os dois não tem nada a ver com eles e sim com algo muito errado em dois adultos. Foi importante para ela conhecer por acaso um velho italiano que mal trocava duas palavras com ela, mas que em certo momento simplesmente olha para ela e diz que se preocupa com ela e, pela primeira vez, ela se sente amada, ela sente que alguém se preocupa com ela mesmo que aquele homem não seja de sua família. 

As coisas com Ezra aconteceram diferente, pois enquanto sua irmã estava longe de tudo ele ficou para sentir a fúria e indiferença de seu padrasto e sua mãe, respectivamente. Mais do que isso ele precisou chegar em um ponto de ter que lutar por si, tomar decisões que um menino de sua idade não deve tomar. Claro que isso foi bom para seu amadurecimento, principalmente quando ele confronta sua mãe, mas é triste que adolescentes tenham que fazer isso quando deveriam estar aproveitando a idade só para sair com os amigos, estudar e dar umas beijocas por aí.

(...) a gente só descobre o quanto o fundo do poço é fundo quando já está se afogando.

Não estava com tanta expectativa em relação a esse livro, mas acabei me surpreendendo positivamente. Bea acabou conquistando meu coração e eu acabei sofrendo com ela ao ver toda a sua esperança indo por água a baixo sempre que algo que ela criava grande expectativa (que foi um dos motivos de sua fuga) dava errado e algumas verdades eram jogadas em sua cara de forma ruim. Mas é tão lindo ver que os dois irmãos se entendem, sofrem juntos e consegue superar as adversidades ao longo da história.


Título: Me leve com você (Take me with you when you go)
Autores: David Levithan & Jennifer Niven
Editora: Seguinte
Tradução: Alessandra Estreche
Ano: 2022
Compre aqui: amzn.to/3PqUinK
Sinopse: Beatriz e Ezra são irmãos e o principal apoio um do outro. Desde que a mãe deles se casou novamente, a vida dos dois ficou bem mais complicada. Mas Bea sempre fez questão de ocupar o posto de encrenqueira da casa e dar tudo de si para proteger Ez dos adultos. Até agora.
Quando Bea vai embora sem avisar ninguém, a situação do garoto muda complemente – ainda mais dentro de casa. Dividido entre a saudade, a raiva e a preocupação, Ez agora só pode contar com a irmã à distância, já que tudo que ela deixou para trás foi um endereço de e-mail secreto para se corresponder com ele.
Enquanto Bea vai em busca de segredos do passado na esperança de mudar seu futuro e Ez tenta encontrar seu lugar no mundo sem a irmã, os dois vão precisar aprender a confiar em si mesmos até poderem se reencontrar.

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita! ♥ Se gostou do post deixe seu comentário com suas impressões sobre o texto.

Caso você tenha um blog não esqueça de deixar seu link que eu irei retribuir sua visita.

IMPORTANTE
Os comentários publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião da blogueira.

Contato: silvianecasemiro@gmail.com