Resenha: Aura Negra (Academia de Vampiros)

05/09/2022

Aura Negra - Academia de VampirosOlá, leitoras. Como vocês estão?

As últimas semanas foram corridas por aqui e acabei demorando para finalizar a leitura deste livro que comecei ainda em Julho, mas consegui pegar ele para ler com calma na última semana e tenho que dizer que o clima está mudando já no segundo livro dessa série.

Ainda que o livro tenha essa pegada adolescente do inicio dos anos 2000 (o que, de fato, ele é) ele passou a amadurecer melhor as ideias que a autora já introduziu em O Beijo das Sombras: A rivalidade entre Morois e Strigois (duas "raças" diferentes de vampiros). Essa rivalidade dura por anos, mas agora há uma guerra se aproximando, já que os Strigois estão atacando clãs inteiros com a ajuda de humanos a fim de exterminar todas as realezas Morois e, naturalmente com Rose treinando para ser uma guardiã ela acaba, junto com Dimitri, encontrando um desses clãs dizimados.

Eu gosto muito da personagem Rose, pois acho ela engraçada e descontraída, mas nesse segundo livro fiquei com a impressão de que ela estava muito infantil (ou imatura, como diversos personagens a chamam durante a história). Seu foco sempre foi Lissa e sua missão como guardiã da amiga e longe de mim querer dizer que ela deve pensar somente isso — até porque é tão injusto com os dampiros (guardiões) abrirem mão de sua vida para proteger e servir os Moroi — mas Rose passou a pensar somente em sua paixão por Dimitri e sentir ciúmes dele com uma nova personagem e tentar fazer ciúmes nele com antigos e novos personagens. Chega a cansar ao longo da leitura e parece que a história só anda para frente quando essas picuinhas não estão nas páginas.

Infelizmente Lissa não teve tanto destaque neste livro e um dos motivos é seu namoro com Christian. Ela passa grande parte de seu tempo com ele e meio que deixou Rose em segundo plano, o que é bem comum quando se é adolescente e está em um relacionamento mega apaixonada. Essa ausência foi até boa, pois seria mais um drama romântico desnecessário na história. Ainda assim Lissa teve um grande momento ao opinar e debater com Morois mais velhos sobre a guerra, treinamentos de Morois e guardiões, etc. Ela mostrou ter um talento para liderança e politica, por isso eu até tenho algumas teorias do que pode acontecer com ela futuramente nos livros (para minhas teorias eu acabei me baseando também no trailer da série).

Quero destacar alguns dos novos personagens, como Ivan e Janine (mãe de Rose). Em Beijada pelas Sombras sabemos que Janine praticamente abandonou a filha logo que ela passou a frequentar a escola St. Vladimir e por isso Rose guarda grande mágoa dela. Esse relacionamento é um pouco mais desenvolvido em Aura Negra, pois ela acaba indo para a escola durante o feriado de Natal e reencontra a filha. Particularmente não gosto de pais que abandonam e depois quer ser um grande exemplo, dar lições de moral e por aí vai (mesmo que tenha um motivo e razão para fazer), então essa presença de Janine serviu para deixar Rose mais imatura como dito anteriormente, pois ela se sentia insegura com a presença da mãe, além de magoada e desafiada.

Em contrapartida o mesmo aconteceu com Ivan, um jovem da realeza que provoca Rose de muitas formas possíveis. Ele é dito como sendo um garoto problema, é viciado em álcool e cigarros, mas sabe muito mais do que demonstra. Ele desafia Rose, mas de uma forma que pode faze-la melhorar como futura guardiã e também acaba desafiando Lissa ao revelar alguns segredos sobre O Espirito. Acredito que nos próximos livros o desenvolvimento desse personagem será muito melhor e bom de acompanhar.

Torço para que este livro tenha sido apenas um gostinho do que os próximos possam ser, com mais debates políticos entre a realeza Moroi e principalmente com eles subestimando menos os Strigoi, além do mais eu quero bem ver uma luta entre eles. Mais do que isso torço muito para que Rose passe a mostrar mais do seu potencial agora que precisou passar por um trauma e aprender a lidar com a verdadeira realidade de ser uma guardiã.

Título: Aura Negra (Frostbite)
Série: Academia de Vampiros #2
Autora: Richelle Mead
Editora: HarperCollins
Páginas: 295
Tradução: Inês Cardoso
Ano: 2011
Sinopse: No segundo volume da saga de vampiros que está conquistando o mundo, a Escola São Vladimir está em estado de alerta após um ataque sem precedente dos sanguinários Strigoi. Os guardiões, admirados por suas habilidades e seus grandes feitos, se preparam para entrar em ação. A Escola envia seus alunos para um hotel luxuoso e bem-protegido, porém um imprevisto obriga Rose a deixar a segurança do lugar e impedir que o pior aconteça. Apenas quando a vida de seus amigos está por um fio é que nossa heroína descobrirá uma força inimaginável dentro de si. Uma aventura de tirar o fôlego, recheada de aventura, romance e muito sangue.

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita! ♥ Se gostou do post deixe seu comentário com suas impressões sobre o texto.

Caso você tenha um blog não esqueça de deixar seu link que eu irei retribuir sua visita.

IMPORTANTE
Os comentários publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião da blogueira.

Contato: silvianecasemiro@gmail.com