Chegamos aqui no último post da retrospectiva 2021 para falar dos melhores livros de 2021. No caso as minhas melhores leituras, então tem alguns livros que não são tão novinhos assim, mas que foram os melhores deste ano.
Uma Chama entre as Cinzas - Sabaa Tahir [resenha]
O que eu mais amo neste livro é a força de Laia, que no inicio é praticamente nenhuma e que aos poucos ela vai adquirindo. Todo o seu sofrimento, a vida, a realidade do mundo real vai ensinando para ela tudo que ela precisa saber. Além de tantos outros personagens que amadurecem tanto nesses quatro livros.
Nada - Janne Teller [resenha]
O principalmente motivo de eu colocar esse livro na lista é pela imprevisibilidade dele. Desde a primeira impressão, com essa capa que passa uma impressão errada da história, até a própria trama que a cada página me deixa mais e mais chocada. Você já imaginou ler um livro onde um grupo de adolescentes querem provar que as coisas importam? Bom, ao ler esse livro você não precisa imaginar.
S - J. J. Abrams e Doug Dorst / O Navio de Teseu - V. M. Straka [resenhas]
Ele se tornou meu favorito por toda sua complexidade, mas principalmente pela proposta do livro dentro de uma livro, uma história com tantas coisas nas entrelinhas e que eu torço para que um dia aja alguma adaptação com tantos mistérios a serem resolvidos quanto o próprio livro.
A casa dos espíritos - Isabel Allende [resenha]
Esse livro me despertou diferentes emoções e é justamente por isso que ele está nessa pequena lista. Por momentos eu odiei tantos personagens, mas em outros eu adorei alguém tanto que sofria muito com tudo o que estava acontecendo. A casa dos espíritos além de ser um livro que você pode ler apenas como um romance também pode ser lido como um registro histórico e biográfico da autora.
O avesso da pele - Jeferson Tenório [resenha]
Esse livro eu acho que nem preciso falar tanto, pois o histórico dele neste ano fala por si só. Esse foi o único livro que me fez chorar este ano e sua história é tão real, tão Brasil que dói.
Silviane,
ResponderExcluirGostaria de dizer que tive algum favorito do ano, mas não foi dessa vez.
Os livros que li esse ano foram ótimas estórias, mas ainda sim não me prenderam como eu gostaria. Posso dizer que um que gostei muito foi da autora Bruna Fontes, "Queria que você soubesse", um romance adolescente sáfico que me deixou cheia de nostalgia. No entanto, ainda sim não favoritei. Espero que em 2022 eu tenha leituras que me deixem de queixo caido. huahuahuahuahua
KAROLINI BARBARA (BLOG)
@karolinibarbara_