Maratona Oscar: 1984 e 1985

05/01/2022


Olá, leitoras. Como passaram de virada?

Antes de mais nada quero saber: Gostaram do novo template do blog? Esse vai ser definitivo em 2021 e eu estou super apaixonada.

Mas agora vamos ao que interessa após meses enrolando para dar continuidade nesse desafio eis que eu volto na maratona (que não é bem uma maratona, né?) Oscar. Desta vez trago dois filmes que concorreram em 1984 e 1985. Escolhi assistir apenas alguns filmes, pois foram os que mais me interessaram.

1984

  1. Terms of Endearment (Laços de Ternura) 🏆
  2. The Dresser (O Fiel Camareiro)
  3. The Right Stuff (Os Eleitos)
  4. The Big Chill (O Reencontro)
  5. Tender Mercies (A Força do Carinho)

The Big Chill (O Reencontro)

O Reencontro conta a história de sete colegas de faculdade que se reencontram após anos para o velório de um amigo que se suicidou. Durante um final de semana eles ficam em uma casa colocando todas as conversas em dia, despejando suas frustrações com a carreira, relacionamentos, família e tudo mais.

Particularmente gosto dessa proposta do filme, ainda mais com personagens já adultos e maduros. É quase como se o Clube dos Cinco se encontrassem uns quinze anos depois daquele sábado, sabe? Ali naquele casa além de dividir a dor de perder um amigo eles acabam dividindo a dor da vida adulta, pois sabemos muito bem que ela não é fácil e muitas vezes da vontade de desistir.

O Reencontro concorreu em três categorias — melhor filme, melhor atriz coadjuvante (pela atuação de Glenn Close) e melhor roteiro original — mas não levou em nenhuma delas.

Terms of Endearment (Laços de Ternura) 

Laços de Ternura foi o grande premiado da noite com 11 indicações e levando o Oscar de melhor filme, melhor direção (James L. Brooks), melhor atriz (Shirley MacLaine), melhor ator coadjuvante (Jack Nicholson) e melhor roteiro adaptado.

O filme mostra o relacionamento de uma mãe viúva e super protetora e sua filha lidando com a vida de casada contra a aprovação de sua mãe. Se encaixa naquilo que hoje colocam como dramédia, mas eu vi muito mais o tom de drama do que comédia com o tom que o filme ao relacionamento das duas ao longo dos anos. Como só assisti dois filmes da categoria principal não posso fazer muitas comparações para opinar se achei merecido ou não, mas o filme mostra esse relacionamento de um jeito que fica fácil nos identificarmos com a filha ou com a mãe, além dos percalços da vida adulta que a personagem Emma passa.

Quanto aos prêmios de atuação, particularmente, não vi nada de excepcional nos vencedores. Ainda que Shirley faça o papel da mãe (e concorreu com Debra Winger, que faz a filha, na mesma categoria) acredito que ela acabou vencendo pelo "finalmente" da coisa, já que ela havia concorrido a estatueta algumas vezes e ainda não tinha ganho. O prêmio de Jack Nicholson, mesmo ele sendo um grande ator, foi o mais sem sentido considerando o seu papel no filme. Inclusive até a própria indicação de John Lithgow (que concorreu na mesma categoria de Nicholson) foi um tanto quanto estranha, já que o ator tem menos de 10 minutos de tela. Mas enfim, o Oscar sendo Oscar.

1985

  1. Amadeus 🏆
  2. A Passage to India (Passagem para a Índia)
  3. The Killing Fields (Os Gritos do Silêncio)
  4. Places in the Heart (Um Lugar no Coração)
  5. A Soldier's Story (A História de um Soldado)

Amadeus

Na premiação de 1985 eu optei por assistir somente Amadeus que venceu a principal categoria da noite. Esse filme é a cinebiografia do compositor Wolfgang Amadeus Mozart "contada" pelo ponto de vista do seu considerado inimigo Antonio Salieri.

É um filme bem interessante principalmente para quem gosta de música clássica. É interessante ver a forma como o compositor trabalhava em suas obras, no quanto ele se envolvia enquanto apresentava. Inclusive as melhores cenas do filme são justamente quando acontecem as apresentações das óperas e ele ficava muito empolgado gesticulando e cantando. Quanto mais o filme avançava melhor essas cenas ficavam e vale destacar o quanto Mozart estava perturbado na apresentação de Don Giovanni

Ao total o filme venceu 40 prêmios dos 53 indicados, incluindo os Oscars de Melhor filme, melhor direção (Milos Forman), melhor ator (F. Murray Abraham), melhor roteiro adaptado, melhor figurino, melhor maquiagem, melhor som e melhor direção de arte.


🎥

📢 Faça suas compras na Amazon com este link e ajude o blog 📢

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita! ♥ Se gostou do post deixe seu comentário com suas impressões sobre o texto.

Caso você tenha um blog não esqueça de deixar seu link que eu irei retribuir sua visita.

IMPORTANTE
Os comentários publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião da blogueira.

Contato: silvianecasemiro@gmail.com