Nesta coleção de ensaios a autora vai falar sobre um de seus autores favoritos, Walter Benjamin, além de cinema e teatro (principalmente cinema alemão e nazista). Eu não conhecia todas as pessoas e autores(as) citadas por ela nos ensaios, então em alguns momentos acho que a leitura foi ficando um pouco mais lenta para mim, mas ainda assim foi fácil compreender os contextos já que ela explica tudo de forma simples e direta e em alguns momentos utiliza até mesmo de citações. Claro que uma pesquisa mais profunda sobre alguns assuntos e personalidades precisam ser feitos para uma compreensão completa, mas se você não quiser não há problema.
O surrealista, pensava ele, é alguém que "perde a esperança de alcançar a própria mente".
Dois ensaios me chamaram mais a atenção. O primeiro, "Sobre Paul Goodman", onde ela inicia contando sobre a descoberta do falecimento dele uma semana depois e discorre o texto contando sobre sua relação um tanto quanto conturbada com o homem, ainda que ela seja uma grande leitora de seus textos. O que mais gostei é que mesmo tendo algumas ressalvas quanto a personalidade do filósofo ela ainda conseguia ler suas obras de uma forma critica e saudável. Mais incrível ainda a maestria com que ela escreve sobre uma pessoa, mesmo que não esteja escrevendo uma biografia. Isso acontece em todos os textos desse livro e tantas vezes eu sentia esse pézinho na biografia que a autora poderia ter (eu não sei dizer se ela escreveu alguma biografia, mas tenho certeza que se escreveu deve ter sido muito boa).
O segundo texto é "Fascismo Fascinante" que ela faz uma ótima análise sobre a obra de Leni Riefenstahl, atriz e cineasta alemã que consolidou sua carreira no cinema nazista alemão, aquele de propaganda, e depois passou a negar sua relação com o nazismo e o próprio Hitler. Essa análise é muito boa e interessante para ver como uma mulher participativa no nazismo "trabalhava" e sua forma tentar se desvincular do passado foi conseguindo enganar muita gente, mas ali estava Susan para expor todas as suas obras do passado e comprovar que elas eram patrocinadas pelo Partido Nazista Alemão e eram nada menos do que uma propaganda.
Título: Sob o Signo de Saturno (Under the Sing of Saturn) • Autora: Susan Sontag
Editora: Companhia das Letras • Tradução: Rubens Figueiredo
Compre o livro aqui
Não conhecia a obra, não leio muito ensaios que trazem temas como cinema e etc. Preciso diversificar um pouco os gêneros literários que consumo.
ResponderExcluirBlogger | Instagram | Pinterest