Resenha: Até os ossos

07/11/2023

Até os Ossos

Olá, leitoras. Como vocês estão? 

Há algum tempo eu estava com o filme Até os Ossos na minha lista para assistir neste ano e no meio desse processo lembrei que ano passado recebi o livro da minha antiga parceira Companhia das Letras e bom, porque não ler antes de assistir, certo? 

Aqui acompanhamos Maren praticamente desde a primeira infância, onde já na introdução do livro ficamos sabendo que ela é uma canibal. Sua primeira vitima foi uma babá adolescente que estava com ela no colo. A criança simplesmente comeu grande parte do corpo de uma pessoa quase adulta e foi encoberta pela mãe que ao chegar em casa, mesmo sem acreditar, percebeu que sua pequena filha fez essa atrocidade. Os anos passam com as duas fugindo para lá e para cá, sempre que Maren caia na tentação e não conseguia controlar seus instintos, mas quando ela completa 16 anos sua mãe simplesmente vai embora deixando uma carta de despedida, uns poucos trocados e uma pista de quem é o pai de Maren.

A partir dai então a personagem irá em uma jornada que não se tratará apenas na busca pelo seu pai, mas principalmente sobre si mesma e o motivo de ela ser assim. Nesta viagem ela conhece pessoas boas e ruins, além de Lee que se torna um companheiro de viagem (e claro, um interesse amoroso) que também é um canibal igual a ela. O que gosto neste personagem é que ele não tem mais aquele medo e sentimento repulsivo de ser como é, pois já aceitou essa condição ainda que seja horrível e o fez se afastar da própria família.

Gosto bastante da ideia do livro, nessa nova mitologia onde a criatura come carne humana (podendo ou não matar a sua presa), mas o desenvolvimento da história para mim não funcionou muito bem. Não gostei da personagem, infelizmente não tive apego algum com ela e o único momento que realmente senti algo durante a leitura foi no seu encontro com o pai. Mas, sem entrar em detalhes e spoilers, esse encontro dura poucas páginas e mal da tempo de acompanhar todas as coisas que ela sente naquele momento tão importante do livro.

A autora ainda tentou inserir um vilão para a trama e que a cada página foi ficando óbvio quem ele revelaria ser no final, mas a questão que eu fiquei ao terminar a leitura é: pra que? Aquele personagem poderia simplesmente ser alguém qualquer que faz maldades e pronto, mas na tentativa de acrescentar algo que pareça importante a autora acabou pecando em uma das poucas coisas que poderia deixar a história um pouco mais interessante.

Sobre o filme

Eu não sou puritana, que exige que as adaptações sejam iguais aos livros e neste caso até gostei de algumas mudanças mas, poxa vida. Eu não consegui ver sentido em trocar o núcleo familiar de Maren, aqui vivendo e sendo abandonada pelo seu pai ao invés da mãe e sair em busca de sua mãe biológica. Mas já gostei da dinâmica entre Maren e Lee e até mesmo do relacionamento de amizade e romântico deles, ainda que o final do livro e do filme (mesmo que diferentes) conseguiram ser decepcionantes.


Título: Até os Ossos (Bones & All)
Autora: Camille DeAngelis
Editora: Suma de Letras
Páginas: 296
Tradução: Jane Bianchi
Ano: 2022

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita! ♥ Se gostou do post deixe seu comentário com suas impressões sobre o texto.

Caso você tenha um blog não esqueça de deixar seu link que eu irei retribuir sua visita.

IMPORTANTE
Os comentários publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião da blogueira.

Contato: silvianecasemiro@gmail.com