Hoje a resenha vai ser desse livro maravilhoso que recebi recentemente da Companhia das Letras. Para ser bem sincera eu acabei pedindo-o esperando que fosse mais um livro com uma ilustração + uma breve história de alguém que representa o tema da obra (bem parecido com aquele Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes, que eu adoro) e ao começar a ler me surpreendi com o carinho do autor para contar todas essas histórias e indicar músicas, filmes, livros e acima de tudo nos dar diversos contextos históricos para podermos entender, de fato, o motivo daquela pessoa ser tão importante na comunidade LGBTQIAP+.
Eu me encantei ao mesmo tempo que fiquei triste ao ler a história de Ricardo Correa da Silva, conhecido por um apelido pejorativo que prefiro nem citar na resenha. Sua história é triste pois ele saiu do interior de São Paulo para a capital atrás de um sonho e aos poucos foi perdendo tudo o que conquistou, precisou viver nas ruas pedindo dinheiro, entregando panfletos e durante anos passou por diversas humilhações por conta de sua aparência. A história de Ricardo me comoveu pois ela não é única, já que tantas pessoas saem de suas casas atrás de sonhos e passam por tantas dificuldades semelhantes a ele. Infelizmente sua história não teve um final feliz, mas a realidade do Brasil funciona exatamente assim. Principalmente para pessoas LGBTQIAP+.
Foi uma leitura muito gostosa de fazer e que me forneceu alguns gatilhos para novas pesquisas. É até engraçado, pois de certa forma eu sempre procuro pesquisas e conhecer mais sobre a luta LGBTQIAP+, mas muita coisa acaba ficando para trás e esse livro mesmo que sendo bem simples em suas explicações e contextos acabou me fornecendo mais do que eu imaginava. Vale muito a pena a leitura.
Título: Fabulosas: Histórias de um Brasil LGBTQIAP+
Autora: Patrick Cassimiro
Editora: Paralela
Páginas: 336
Ano: 2022
Compre aqui: Amazon
Sinopse: Você certamente já ouviu falar de Laerte. E de Caio Fernando Abreu, de Marielle Franco, de Linn da Quebrada. Mas e Felipa de Souza? E Luiz Delgado? Muito antes de os movimentos LGBTQIAP+ se articularem e conseguirem suas primeiras vitórias, já havia brasileires lutando pelo direito de viver sua sexualidade e seu gênero de maneira livre. Desde então, esses personagens só aumentam ― e suas conquistas também. Fabulosas é uma homenagem à comunidade LGBTQIAP+ brasileira e uma celebração da vida de todes que ajudam a construir essa história ― e não nos deixam esquecer toda a luta que enfrentaram para chegar e permanecer aqui.
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita! ♥ Se gostou do post deixe seu comentário com suas impressões sobre o texto.
Caso você tenha um blog não esqueça de deixar seu link que eu irei retribuir sua visita.
IMPORTANTE
Os comentários publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião da blogueira.
Contato: silvianecasemiro@gmail.com