Eu já fiz alguns vários posts sobre A Escola do Bem e do Mal por aqui, né? Claro que eu não deixaria de falar sobre a adaptação que eu estava há alguns anos esperando. Então se você quer saber o que achei desse filme acompanhe esse post.
Acho que preciso dizer que de modo geral gostei bastante da maneira que a história de Agatha e Sophie foi adaptada. Os principais elementos dos livros foram inseridos no filme e devo dizer que a produção das duas escolas ficou ótimas. Gosto do jeito todo fofo e rosa que a Escola do Bem tem, desde uma sala insignificante até o quarto das alunas e a escuridão que a Escola do Mal tem em todos os corredores. Isso sem mencionar os figurinos, principalmente da Escola do Mal que tem alguns acessórios e penteados diferentes. Claro que as roupas de Sophie são as melhores, mas eu senti uma falta de peças mais impactantes (algo como as da Cruella).
Tenho duas críticas em relação a coisas do livro que senti falta aqui e uma delas foi a forma como a amizade das duas é apresentada ao público. No livro temos uma Sophie desde as primeiras páginas mostrando que tinha interesse em sua amizade com a Agatha, já que ela sabe sobre a Escola do Bem desde criança e vê a sua amizade com a "menina bruxa" como um ato de bondade, algo para mostrar que ela é merecedora e boa. Na adaptação as duas realmente são amigas, tem uma sincronia maravilhosa e não que isso seja ruim, pois reforça a ideia de amizade verdadeira que também é muito presente nos livros, mas particularmente senti falta dos traços maus de Sophie aparecendo desde cedo.
A segunda crítica é que eu senti muita falta de todos os momentos em que as amigas se ajudam a passar nas disciplinas. Sophie sabia muito sobre as disciplinas fúteis do bem, como Embelezamento, e passou a ajudar a amiga a não reprovar. E vice-versa. Nessas interações senti falta principalmente de um indo para a escola da outra enquanto se disfarçava de animal.
O elenco em um primeiro momento eu achei um pouco estranho principalmente a Kerry Washington. Ela parecia muito plastificada, falsa, mas quando ela tem uma cena em que finalmente se solta é bom de acompanhar e ver que a própria Profª Dovey finge algo o tempo inteiro para se encaixar na escola do Bem, enquanto Lady Lesso (Charlize Theron) mesmo magoada e em busca de aprovação acaba sendo ela mesma pois a Escola do Mal permite isso. O principal destaque fica para Sofia Wylie e Sophia Anne Caruso, principalmente Sophia que tão bem deu vida a vilãzinha que não é tão vilã assim. Só o próprio jeito da atriz combina com o jeito da Sophie e quanto mais a personagem fica sombria melhor é a interpretação. É quando como se elas fossem semelhantes em muitos aspectos.
Ainda que o filme tenha algumas falhas, clichês e muito CGI ruim ele conseguiu colocar na tela os principais elementos que o livro procurou mostrar para os leitores e tem conquistado um público de diversas idades. Após uma semana de seu lançamento ele permanece no top 10 de filmes mais assistidos mundialmente. Eu, como fã e grande torcedora dessa saga fico na expectativa para que logo venha o segundo filme adaptando Um Mundo Sem Príncipes e levando novamente as duas amigas para A Escola do Bem e do Mal.
Eu estou com altas expectativas em relação ao filme.
ResponderExcluirConfesso que nunca li aos livros, mas fiquei animada com a produção desde o primeiro trailer, e não vejo a hora de ver. (ainda não assisti a obra) huahuahuahuahuahua
Blogger | Instagram | Pinterest